




Mercury Prize: E o vencedor é...The XX
publicado por kazulo

Os ingleses The xx foram os vencedores do Barclays Mercury Prize 2010, galardão que premeia, todos os anos, o melhor álbum da temporada, no Reino Unido.
Como anunciamos no post anterior, os The xx enfrentaram adversários à altura como Biffy Clyro, Dizzee Rascal, Foals e Wild Beasts.
Os premiados já eram mais ou menos esperados visto que, com o álbum XX, já eram considerados os grandes favoritos na competição, a par dos já referidos Dizzee Rascal, que competiam com o álbum Tongue N' Cheek.
O vencedor foi anunciado dia 7 de Setembro, pela voz de Simon Frith que justificou o prémio: "Os xx têm um sentido único de espaço e tempo - Urbano e enigmático. O resultado é um álbum maravilhosamente atmosférico - disperso, urgente, hipnótico e poderoso".
Aqui vai uma amostra do álbum, com Crystalised:
Os The XX formaram banda em 2005, em Londres, e estrearam-se em 2009 com o aclamado álbum The XX. Desde então, perderam um membro, a teclista Baria Qureshi, que abandonou a banda. Não foi substituída. Em Portugal, a banda já actou 3 vezes, a última no Optimus Alive!10, em Algés.